13.3.07

RAPACE vence o VI Festival Europeu de Curtas Metragens de Réus, e está nomeado para os Lutins du court métrage

Terminou no dia 10 de Março a VI edição do Festival Europeu de Curtsmetrages de Réus, e terminou da melhor forma para RAPACE, de João Nicolau. O Júri presidido pelo realizador Espanhol Bigas Lunas decidiu atribuir o Grande Prémio para a melhor curta metragem a RAPACE. Este é o 5º Grande Prémio que esta produção de O SOM E A FÚRIA obtém em festivais de cinema o que o torna a curta-metragem Portuguesa de Ficção mais galardoada de sempre. Com efeito, ao grande prémio obtido neste festival Catalão, somam-se os seguintes: Grande Prémio Cidadde de Vila do Conde para a melhor curta-metragem em competição internacional no 14º Curtas Vila do Conde, Grande Prémio Curta-metragem do 8º Milano Film Festival, Grande Prémio para a Melhor Curta Metragem Estrangeira e Prémio do Público no Entrevues - Festival du Film Belfort, França.

RAPACE começou o seu brilhante percuso em Cannes, na 38ª Quinzena dos Realizadores, seguindo-se um conjunto de selecções nos principais festivais de cinema que se realizam na Europa. Este sucesso culmina com uma nomeação para os LUTINS DU COURT MÉTRAGE, na categoria de curta-metragem estrangeira. Os LUTINS são os óscares do cinema francês dedicados à curta-metragem. Os prémios a distribuir na cerimónia de entrega de prémios, que se realiza todos os anos no Théâtre National de Chaillot em Paris, serão atribuídos por voto de um colégio eleitoral constituído por 2000 profissionais do cinema francês. Esta cerimónia realiza-se desde 1998 e já foi responsável pelo "lançamento" de realizadores como François Ozon, Jérémie Rénier, Ludivine Sagnier, Sylvie Testud, entre outros.

A somar a esta importante nomeação RAPACE está ainda seleccionado para os seguintes festivais: 22º Festival de Cine de Mar del Plata (Argentina); 7º Festival du Court Métrage de Nice (França), Short Escape (Barcelona) e Jeouju International Film Festival (Coreia do Sul).


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?